quinta-feira, 17 de maio de 2007

Arzúa / SANTIAGO DE COMPOSTELA (17/05)

A noite de ontem foi de muita emoçao e choro. Depois das luzes apagadas comecei a lembrar de tudo que passei pelo Caminho. A missa em Roncesvalles, a dura subida dos Pirinéus, a lama e o barro até a cidade de Estella, conhecer o Andress que revisou a "Maga", dormir no comedor em Logroño, enfim ..... um mundo de estórias e emoçoes que só aumentavam as lágrimas.
Só depois consegui dormir.

E hoje cedo ..... SOOOOOOOOOOOOOLLLLLLL !!!
Camiseta e bermuda do Brasil, bandeira na mao, um apito para fazer muita festa e o orgulho de ser BRASILEIRO.
Assim foi o pedal até Santiago de Compostela, brincando com todos e desejando como sempre "buen camiño".

Antes passamos no Monte del Gozo, que é o lugar mais alto próximo de Santiago, de onde é possível ver pela primeira vez as torres da catedral. Foi entao que reencontramos o italiano Marcello. Ele colocou a camisa da "squadra azzurra" e eu vesti, com orgulho, a minha camiseta com os carimbos dos albergues e assinaturas das pessoas (Brasil, Espanha, Itália, Cuba, Uruguai, Korea, EUA, Alemanha, etc...), que conheci por todo o Caminho.
Só entao seguimos todos pedalando para a Catedral de Santiago.

A entrada na Plaza del Obradoiro, que é o coraçao da cidade e onde fica a catedral, foi triunfal e emocionante. Chegamos na hora da missa. Quando entrei na catedral nao consegui segurar as lágrimas.
Encontrei o Gereba, o SérgioFlórida e o "Grupo de las Múmias" - Benito, Pedro e Rafael. PURAAAAAA EMOÇAO !!!!



Mágico. Divino. Especial. Que energia !!!
MARAVILHOSO !!!!


-----------------------------------------------------------------
Inicio: 08h13
Distância dia: 41.9 Km
Distância total: 820.1 Km
Tempo de pedal: 3h00
Tempo total de deslocamento: 3h42
Velocidade média: 14.0 Km/h
Média bpm: 115 batimentos por minuto
Ascent: 665 metros
Descent: 780 metros

4 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo,

DEZZZZZZZZZZZZ, meu vc não sabe o quanto foi legal ler a sobre a tua entrada em Comspostela. Li isto num momente que eu precisava de muita vibração, obrigado e parabens,

Zago

Anônimo disse...

PARABÉNS PELA CHEGADA EM SANTIAGO!!

Concordo com o Zago, foi emocionante ler a respeito.

Umas dicas pra você na cidade do Porto:
1) Museu do Vinho do Porto - ótimo lugar pra se tomar muito (é claro) vinho do porto.
2) Cais da Ribeira - é uma ruazinha que fica as margens do Douro e é divisa com a Vila Nova de Gaia - tem alguns restaurantes e bares bons e baratos.
3) Praça da Ribeira - uma pracinha também no Cais da Ribeira - quando estiver por ali, subindo a rua perpendicular em 1 ou 2 quadras, você chegará numa loja de degustação de vinho do Porto (na esquina). O dono é um francês (se não me engano). Excelente lugar.
4) Gaia - do outro lado do rio você pode visitar as diversas vinícolas e mais uma vez tomar vinho do porto - inesquecível.
5) Ponte d. Luis I - é a ponte que liga Porto à Gaia. Nada melhor que curtir um pôr-do-sol as margens do Douro e ver a ponte toda acendendo suas luzes. Lindo!

E mais uma porção de outras coisas que você certamente vai descobrir sozinho.

Abração meu velho!

Cafulcura disse...

Parabéns Caro Ricardo!!!

Finalmente em Santiago...tudo de maravilhoso para ti...

Que alegria!!! fico feliz de você ter conseguido!

Grande abraço,
Pablo

Anônimo disse...

Ricardo: He estado viendo tu blog y me ha encantado, la verdad es que eres un verdadero artista, he disfrutado mucho volviendo a recordar todos esos momentos juntos, lo pasé genial, la verdad es qeu han sido momentos inolvidables y ha sido un honor pasarlos junto a tí. Te deseo toda la felicidad del mundo para tí y para toda tu familia, te lo deseamos mi mujer, Aurelio y yo. Que seas feliz de todo corazon.

Antonio