Antes de deixar a cidade de Pontevedra fui ao centro histórico explorar as igrejas e monumentos. Na sequência segui pela carreteira N-550.
Mesmo pedalando pela estrada encontrei algumas setas amarelas apontando para Santiago de Compostela. Parei na cidade de Redondela para almoçar e depois segui caminho até chegar em O Porriño, onde nao encontrei mais a estrada.
Foi entao que um policial de transito me ajudou. Primeiro fez uma rápida escolta até me colocar na direcao correta. Ai contou que uma pequena parte da N-550 foi transformada na auto-pista e depois explicou como chegar na continuaçao da estrada nacional. Uma ajuda de ouro !!
(Policial que ajudou no desvio da N-550)
Pedalei um pouco mais e cheguei em Tuy, que é uma cidade carregada de tradição e a mais antiga das quatro provincias galegas. O destaque fica para a Catedral de Santa Maria de Tuy de estilo romântico-gótico, que possui feições de uma fortaleza porque na época medieval era constantemente atacada por portugueses.
(Interior da Catedral de Santa Maria de Tuy)
(De uma das torres da catedral é possível ver o rio Minho, a ponte e a cidade de Valença do Minho)
O rio Minho é responsável por dividir as duas fronteiras. De um lado Tuy (Espanha) e do outro Valença do Minho (Portugal). E em 1886 foi construída a Ponte de Ferro que até hoje une os dois países.
(Em terras de Portugal)
Encontrar albergues no Caminho Português não é tarefa, mas um em especial merece destaque. É o albergue São Teotônio em Valença do Minho. Ah !! São Teotônio era um peregrino e foi o primeiro santo de Valença. O albergue que leva o seu nome é ponto de parada obrigatória para um bom descanso. Eficiente, limpo e muito gostoso. Como no Caminho Português o número de peregrinos é muito menor, dormi sozinho no quarto.
Aqui conheci duas pessoas especiais. O Antônio, de 72 anos, que é padre franciscano em Roma e foi pedalando até Fátima (Portugal). Agora está retornando para a Itália. E a Verena, que é alemã e já morou em Campinas e Palmas no Brasil. Por sinal, fala muito bem o português.
(Padre Antônio)
(Verena)
Depois de um bom banho sai para dar uma volta pela cidade e acabei em um bar onde assisti a final do campeonato Português. Deu PORTO !!!! Festa total !!!
Amanhã tem mais !!
bjs
-----------------------------------------------------------------
Inicio: 12h24
Distância dia: 61.2 Km
Distância total: 947.7 Km
Tempo de pedal: 3h24
Tempo total de deslocamento: 6h40
Velocidade média: 18.0 Km/h
Média bpm: 102 batimentos por minuto
Ascent: 575 metros
Descent: 515 metros
domingo, 20 de maio de 2007
Pontevedra / Valença do Minho (20/05)
Postado por
Brevito
às
14:48
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário